O qué é “#Saindo da Bolha”?
Por: Fábio Carino
O que é a bolha? É um lugar onde nos isolamos, nos fechamos para o que está acontecendo do lado de fora e sequer somos capazes de ouvir e analisar fatos e dados externos quem embasem nossa narrativa.
Hoje vivemos algumas bolhas e, talvez, a pior delas seja a do extremismo. Estamos caminhando para os extremos em muitos aspectos, na política, raça, religião, gênero, futebol etc.
Passamos a nos comportar como os “senhores do saber” em tudo. Minha opinião é a única que vale, não quero ouvir ninguém, só existe uma verdade. E ainda que esteja totalmente equivocado, vou encontrar uma maneira de mostrar que estou certo.
Será que é isso mesmo que buscamos enquanto sociedade?
Será que realmente a minha verdade vai ser sempre a única e nunca poderei mudar de opinião por ouvir um outro lado ou conhecer uma outra visão?
Será que é esse mesmo o caminho para evoluirmos enquanto irmãos, enquanto seres humanos, enquanto sociedade?
Papo reto irmão, a sua verdade não é única!
Começando pela família que Papai do Céu lhe deu, pela educação que teve, pelo lugar onde vive, pelas dificuldades que passa, pelas oportunidades que teve ou por tudo que foi dito, mas que nunca teve. São realidades antagônicas, que levam a verdades diferentes. Nosso desafio é entender e aceitar que a solução nunca vai ser uma resposta exata, mas o equilíbrio.
Sou contra todo tipo de extremismo, sou adepto ao diálogo, gosto de conviver com opiniões opostas, tento exercitar minha capacidade de ouvir, de ceder, de me colocar no lugar do outro e de questionar se a sua verdade não faz sentido baseado em toda sua realidade.
Por isso, te convido a sair da bolha dos extremos. Assim, nos tornamos pessoas melhores, com mais capacidade de diálogo, melhor capacidade de entendimento, com mais argumentos, com uma visão mais ampla do todo, formaremos opinião em conjunto e considerando todas as realidades.
Precisamos ter consciência que, de fato, a saída sempre estará no EQUILÍBRIO ENTRE A SUA E A MINHA VERDADE.
Isso é #saindodabolha
Comentários